segunda-feira, 16 de março de 2020

onde habita a sabedoria?




"De onde vem, então, a sabedoria? Onde habita o entendimento? Escondida está nos olhos de toda criatura viva, até das aves dos céus. A Destruição e a Morte dizem:  Aos nossos ouvidos só chegou um leve rumor dela. Deus conhece o caminho; só ele sabe onde habita, pois Ele enxerga os confins da terra e vê tudo o que há debaixo do céu. Quando ele determinou a força do vento e estabeleceu a medida exata para as águas, quando fez um decreto para chuva e o caminho para tempestade trovejante, ele olhou a sabedoria e a avaliou; confirmou-se e a pôs a prova. Disse então ao homem: No temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento." Jó 28: 20 - 28

Eu sei, eu sei - o livro da sabedoria é o livro de Provérbios. Mas acho incrível quando conseguimos tirar uma dose de sabedoria e aplicação pessoal em cada capítulo da palavra de Deus. Nesse contexto, os amigos de Jó conversavam sobre quem seria justo e sábio aos olhos de Deus - ninguém, nenhum homem sequer. Como diz o texto bíblico: "como pode então o homem ser justo diante de Deus? Como pode ser puro quem nasce de mulher? Se nem a lua é brilhante e nem as estrelas são puras aos olhos  dele, muito menos o homem será, que não passa de larva, o filho do homem que não passa de verme." - Jó 27.

Se nós não a temos sem esforço, onde está a sabedoria? Nos discursos políticos que usam a teologia e o próprio Jesus como justificativa de seus próprios pecados e imparcialidade? Nas nossas palavras, às vezes consideradas tão sábias por nós mesmos, no calor de discussões? Na nossa postura cheia de arrogância por um conhecimento humano que não passa de um sopro? Com base bíblica, eu terei que discordar de tantos. A sabedoria não está nos homens - pelo contrário, somos imprudentes e insensatos, na imensa maioria das vezes. Homens crentes e não crentes, justos ou injustos, santos ou impuros - não há sabedoria. É por isso que matamos uns aos outros, ferimos uns aos outros e sem nenhum pudor usamos tudo o que há em nós para nos mostrarmos mais justos, mais inteligentes, com discursos mais coerentes. A troco de que? a sabedoria não está nos homens. Nada disso faz sentido.

A sabedoria não caminha nos nossos passos errados justificados por nós mesmos. Penso que a sabedoria é tão pura que só poderia ser obra do nosso santo Deus - só Deus sabe onde ela habita. Ele mesmo, que determina a força do vento, mede as águas, decreta a chuva e abre o caminho para tempestade. O detentor de toda sabedoria. Nada adianta sermos sábios aos olhos humanos, cheios de filosofias vãs e orgulho "santo". A sabedoria de Deus é inalcançável - pelo menos, assim pensava eu antes de ler Jó. No entanto, Deus diz ao homem: "no temor do Senhor está a sabedoria, e evitar o mal é ter entendimento." Evitar o mal nesse mundo tão cheio dele e temer ao Senhor - esse é o segredo para um vida cheia de sabedoria das boas. Confesso que longe estou, permaneço perto das filosofias vãs, mas oro pra ser cada dia mais temente ao Senhor, evitando o mal e tendo real entendimento das situações e das minhas reações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário